Nossa História

*Histórico em revisão, atualizado até Fevereiro/2023 1939 – 2023

Nossa história

1939 – 2023

Transcorria o ano de 1939, o caos da segunda guerra estava iminente. Setembro a Alemanha já invadira a Polônia e se preparava para as outras invasões. Centenas de milhares morreram. Milhares de irmãos em Cristo morreram. Outros tantos milhares sem Cristo … também morreram. Enquanto Hitler tinha pronto seus soldados para a guerra com seus fuzis e tanques e que, certamente seriam derrotados, Jesus, o grande general, preparou os seus soldados para a batalha e os lavou com Seu sangue precioso e que, certamente triunfariam, pois “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Foi assim que nossos irmãos, membros da Segunda Igreja Batista de Nova Odessa, impulsionados pelo desejo de cumprir o “ide” de Jesus e liderados pelo Pastor Alberto Eichaman, resolveram trazer para Americana o trabalho batista que, até então, não havia por aqui e assim, propagarem a mensagem do Evangelho.

Esses irmãos não tiveram qualquer receio, sequer temeram as resistências e barreiras que encontrariam. Não imaginavam os efeitos que essa decisão traria. Não faziam ideia de quantas pessoas seriam alcançadas pela salvação que Jesus proporcionaria a todos que O aceitassem através da pregação da Palavra neste novo local.

Mas, com certeza eles, hoje gozando as glórias celestes, encontraram pessoas que daqui partiram, e os demais que ainda partirão e todos regozijaremos junto com o Mestre.

Domingo, 8 de outubro de 1939, às 9:30hs, no salão de cultos à Rua Anhanguera, houve o Culto de Adoração e Louvor a Deus pela Organização daquela que seria a Igreja Batista de Vila Americana, hoje, Primeira Igreja Batista de Americana. Culto administrativo que esteve sob a orientação do Pastor Alberto Eichman e sob a direção do pastor Emilio Weideman. Após seu início foi transferida a direção ao presidente da Convenção Batista Paulistana, Pastor Dr. Juvenal Richardo Meyer, sendo que este fez ler a Carta de Autorização e Demissão concedida pela Segunda Igreja Batista de Nova Odessa aos 38 membros a se organizarem em Igreja na, então, Villa Americana. Estiveram presentes muitos outros irmãos que somente conheceremos na glória de Deus.

Contudo, o marco inicial de nossa Igreja foi no mês de abril de 1930 quando o Pastor Carlos Kraul, da Igreja Batista Fazenda Velha, batizou os irmãos João Batista da Cruz e Maria Batista da Cruz, ele funcionário da Companhia de Estrada de Ferro e transferido para trabalhar em Americana, vindo a residir no Bairro da Conserva, e surgiu a possibilidade de organizar uma Escola Bíblica Dominical na casa do irmão João Batista da Cruz, o fato foi levado ao conhecimento da diretoria da Escola Bíblica Dominical da Igreja de Nova Odessa pelo irmão Carlos Ricardo Strautman que acolheu e apoiou a iniciativa com muita alegria.

Foram escolhidos os irmãos Emilio Weidman, Carlos Ricardo Strautman, Fanny Otilia Strautman, e Marta Araium na direção desta escola.

Além da Escola Bíblica Dominical eram realizados cultos às quartas-feiras sob a responsabilidade dos evangelistas Emilio Weidman e Carlos Ricardo Strautman que faziam o percurso de Nova Odessa a Americana de trem e voltavam a pé.

Com o crescimento abençoado da EBD foi necessário alugar um outro salão e após outro maior ainda na mesma Rua Anhanguera.

Posteriormente agregaram-se outros irmãos da mesma igreja de Nova Odessa e o irmão Nicola Dimarzio da Primeira Igreja Batista de Campinas que vieram a colaborar para o fortalecimento da nova congregação.

Não mais parou de crescer, não só em número de pessoas, mas principalmente no crescimento espiritual “E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”, até os dias de hoje.

O Primeiro ministro a assumir o pastorado de nossa igreja foi o Pastor Emílio Weidman que ministrou de 1939 à 1942;

Assumiu o ministério de 1943 à 1944 o Pastor Werner Kaschel;

De 1945 à 1946 foi o Pastor Fernando Machado Borges.

A partir de 16 de novembro de 1947 assume o pastorado da igreja o Pastor Carlos Ricardo Strautmann, casado com Ada Marcondes Strautmann, fundador e profundo conhecedor da comunidade, pois que desde 1930 ministrava neste local, permanecendo no ministério por 14 anos consecutivos. Ao todo permaneceu de 1930 à 1961.

Na década de 40 a Igreja transferiu-se para a Rua Itororó num local maior.

Em 1950 a Igreja aluga uma casa em Limeira, envia um seminarista para iniciar uma Igreja Batista naquela cidade.

A cada três meses a igreja realizava uma série de conferências evangelísticas, sendo realizados batismos no mesmo período de tempo.

Na ata 282, de 20 de dezembro de 1958 foi aprovada a realização de um programa evangelístico na Rádio Clube, emissora de rádio de Americana, quatro vezes por mês.

Nesta mesma data um grupo de 16 membros foram transferidos para a Segunda Igreja Batista de Americana, hoje, denominada Igreja Batista do Redentor.

  • Em 1961 foi efetuada a compra de um lote de terreno no bairro São Manoel, Americana, para formação de congregação, hoje, Igreja Batista Esperança;
  • Em 1961 foi organizada a Congregação em Mogi Guaçu, sob a direção do missionário Ronaldo Rutler, com apoio de 13 membros de nossa igreja.
  • Em 25 de fevereiro de 1961 assume o ministério o Pastor Jabes Prudente Silva, então a Igreja contava com 136 membros. No dia 11 de Abril de 1964 o pastor Jabes deixa o ministério.
  • Assume, como Interino o Pastor Antonio dos Santos Filho permanecendo de 11 de abril 1964 à 09 de setembro 1964.
  • Em 1964 um grupo de 74 irmãos desligaram-se de nossa igreja formando a Igreja Batista Central de Americana.
  • Em 10 de abril de 1965 toma posse o Pastor Carlos Strolberg, permanecendo até 18 de fevereiro 1968.
  • Em 1967 é ordenado Pastor o irmão José Nicolau, sendo empossado em 25/11 desse ano no pastorado da 1ª Igreja Batista de Limeira.
  • Em 09 de maio de 1968 toma posse o Pastor Walter Gilberto Cullen, neste período a igreja contava com 145 membros.
  • Em 1968, mediante a sugestão do Pr. Walter Gilberto Cullen, a igreja compra o atual terreno da Rua Dom Pedro II, esquina com Benjamin Constant, para construir um novo templo. Em 1968 outro terreno na Rua Benjamin Constant é adquirido.
  • Em 03 de junho 1972 toma posse o Pastor Ielon Antonio do Nascimento, permanecendo por 9 anos no ministério.
  • No dia 21 de abril de 1972 foi lançada a pedra fundamental do atual templo da Primeira Igreja Batista de Americana. Para as compras dos materiais de construção os irmãos João Soares e Vasile Keselar foram os avalistas por todo o período de construção;
  • Em 1973, com o início das escavações para construção do templo, os pedreiros encontraram uma grande rocha, que teve que ser quebrada com muitas dificuldades para poderem fazer o alicerce. Assim, a PIBA está construída literalmente sobre uma rocha…
  • Em 1974 foi inaugurado o salão social da igreja, que foi utilizado como templo até o término da construção.
  • No dia 06 de junho 1975 o Pastor Francisco Cid e esposa irmã Raquel, então membros da igreja, são enviados como missionários à Argentina pela Junta de Missões Estrangeiras.
  • Em 1975 foi comprada a primeira casa pastoral na Rua Tapajós.
  • Em 1978 o Pastor José Izidoro da Silva, membro da igreja, é nomeado responsável pela Congregação do São Manoel.
  • Em 15 de outubro de 1978 foi inaugurado o Batistério da igreja (primeira parte do novo santuário).
  • Nesta mesma data foi concedido ao Pastor Carlos Ricardo Strautmann o título de “Pastor Emérito” de nossa Igreja.
  • Em 17 de novembro de 1978 foi encerrada a concretagem da abóbada da cobertura do santuário.
  • A 72ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo é realizada em nosso templo em janeiro de 1980.
  • Em 20 de dezembro 1980 a Congregação do São Manoel é organizada como igreja, passando-se a chamar Igreja Batista da Esperança, com 63 membros.
  • Em 6 de outubro de 1981 o pastor Ielon Antonio Nascimento despediu-se da igreja e o pastor Nabor Nunes Filho tomou posse, tendo 186 membros em seu rol.
  • Em 13 de fevereiro de 1982 os cultos passam a ser realizados no santuário com a inauguração do templo atual.
  • Em outubro de 1982 foi aberta oficialmente a Missão Jardim Europa, sendo lançada sua pedra fundamental em maio de 1986.
  • Em 31 de dezembro de 1984 o pastor Nabor desligou-se da igreja, juntamente com 47 membros. A igreja contava com 287 membros.
  • No dia 13 de abril de 1985 toma posse o Pastor Carlos Ferreira Barbosa, onde permaneceu até o ano de 1991.
  • Em outubro de 1986 foi organizada a Igreja Batista em Jardim Europa.
  • O Seminarista Antoniel Ribeiro de Souza é ordenado pastor em concílio em dezembro desse ano.
  • Em 17 de junho de 1988, oficialmente a igreja organiza o Ministério com surdos;
  • De 18 a 20 de julho de 1989 realizou-se a 81ª Convenção Batista do Estado de São Paulo nas dependências da igreja.
  • Pastor Rubin Slobodticov, assume o ministério pastoral em 1991, tendo a igreja 209 membros. Deixa o ministério em março de 1995, com 231 membros.
  • Em 1º de julho de 1995 o pastor José Fernando Veiga toma posse. A igreja conta com 230 membros. Deixa o ministério em 5 de maio de 1996.
  • No dia 26 de maio de 1996 ocorre a posse do Pastor Alfon Kruklis como pastor interino.
  • Em 15 de fevereiro de 1997 o pastor Dálfines Serra Braga toma posse no pastorado.
  • Em maio de 1998 a igreja inicia um programa na TV Americana, durante alguns meses.
  • Em 31 de maio de 1998 a igreja compra mais um terreno para estacionamento na Rua Anhanguera e vende a casa pastoral da Rua Tapajós.
  • Em dezembro de 1998 a igreja compra um apartamento em fase de construção para futura residência pastoral. Terminado a construção, hoje é utilizado pela família pastoral.
  • Em 9 de janeiro de 1999 o irmão Sérgio Luiz de Souza é consagrado ao Ministério Pastoral, sendo empossado como pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém em Mogi Guaçu.
  • No dia 29 de agosto de 1999 deixa o ministério o Pr. Dálfines Serra Braga e assume novamente o pastor Alfon Kruklis como interino.
  • Em 30 de dezembro de 2000 toma posse o pastor Williams Balaniúc Filho, despede-se da igreja o pastor Alfon Kruklis.
  • Em 4 de junho de 2005 toma posse o atual pastor da Igreja Ruben Nazareth dos Santos. (16º pastor titular)
  • Em dezembro de 2008 o Pr. Moisés Torres Albuquerque assume o pastoreio dos adolescentes e jovens da Igreja e permanece até o ano junho de 2015.
  • Em 04 de julho de 2009, é ordenado ao ministério pastoral o irmão Josimar Rocha. O mesmo liderou a missão no bairro do Ipiranga em Americana (posteriormente a missão deslocou-se para o bairro Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste) entre os anos de 2006 a 2010.
  • No início de 2012, o irmão Silas Kreplin é enviado para cursar teologia na Faculdade Teológica Batista de Campinas.
  • Em meados de 2012, a Igreja acolhe um grupo de irmãos dissidente da Primeira Igreja Batista em Cosmópolis, dando início a uma missão naquela cidade.
  • Em 04 de janeiro de 2015 toma posse como pastor de Famílias o Pr. Antônio Lazarini Neto, embora atuando no ministério desde outubro de 2014.
  • Em 2015, a Igreja Batista Aliança em Santa Bárbara d’Oeste, através de um grupo de membros, solicita apoio da PIBA, uma vez que suas atividades haviam sido encerradas, tornando-se então uma de suas missões. O então seminarista Silas Kreplin assume a liderança. Tendo o mesmo se formado em 27 de fevereiro de 2016, foi ordenado ao ministério pastoral em 17 de junho de 2017.
  • Em janeiro de 2016, o Pr. Haroldo Lima Costa Neto é acrescentado ao ministério para servir a Igreja na área de Missões e cuidar da integração de novos membros, permanecendo na função até outubro de 2019.
  • Em 2016, dois jovens são enviados para cursar teologia na Faculdade Teológica Batista de Campinas: Leonardo Souza e Timóteo Lazarini.
  • Desde abril de 2019, também a Igreja conta com o Pr. Milton Pereira, atuando como pastor da Melhor Idade.
  • Em janeiro de 2019, o irmão Timóteo Lazarini é enviado para atuar como pastor da Missão Comunhão – no bairro Mollon em Santa Bárbara d’Oeste.
  • Atualmente a igreja conta com mais de 500 membros, com uma congregação em Cosmópolis, liderada pelo pastor Gilberto Severino da Silva.

Que Deus continue nos abençoando. Que possamos escrever a continuação de nossa história da melhor forma possível, buscando a santidade e em compromisso com os projetos de Deus!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

RUA DOM PEDRO II, nº 215 - AMERICANA 13465040 / SAO PAULO - BRASIL

Entre em Contato

(19) 99666-7042

esl.elias.almeida@gmail.com

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE AMERICANA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.